sexta-feira, novembro 08, 2013

Ano letivo 2013/2014

O inicio do ano lectivo é sempre complicado, novos colegas, nova professora, nova escola, novos horários e novas rotinas...
Este ano, com a entrada no 1º ano do Afonso, tudo se complicou e com a indefinição de horário e actividades extracurriculares, não foi nada fácil, levou mais de um mês até que todo o plano ficasse definido.
Além de todos os constrangimentos iniciais, as novas amizades e reencontro de antigos amigo foram também atribuladas.
O fato da mudança de ambiente e menor vigilância de algumas crianças, gerou que alguns alunos da escola mais "atrevidos" tivesse gerado algum stess tanto na Bia como no Afonso.
Ela chegou a ser "perseguida" por eles, não a deixavam brincar aos segredos com as amigas, e queixa-se que não podia estar descansada sem que fosse incomodada por eles.
Ele, que não é grande e não gosta de se meter em confusões, até pelo contrário, não gosta de qualquer tipo de violência, foi alvo de algumas "pancadas", por parte de alguns deles. Tendo mesmo de se esconder durante os intervalos.
No inicio, minimizei a questão, não me apercebendo a realidade do problema, até que devido à repetição de queixas, resolvi tomar mais consciência disso.
Nas nossas conversas resolvemos estabelecer estratégias para enfrentar o problemas, as abordagens foram as seguintes:
1º abordagem: "Mãe, está descansada que eu vou falar com os meninos, para deixarem a Bia em Paz."
2º abordagem: Se após a conversa, continuarem a chatearem a Bia e se continuarem a bater, vou mandar recado para a professora.
3ª abordagem: Se nenhuma delas resolver, irei falar com a professora, para que fale com os meninos.

O resultado foi muito curioso, tudo ficou ficou resolvido na primeira abordagem, apenas com uma conversa com os colegas foi resolvido, mas a forma como resolver a questão foi brilhante.

Alguns dias depois descobri como correu a conversa, foi oferecer parte do seu lanche da manha, que normalmente são algumas bolachas. Se se portam bem e não aborrecerem a irmã e não lhe baterem, terão direito a bolachas.

Claro que a partir desse dia passaram a ir mais algumas bolachas para o lanche, até que o questionei sobre o fato de quando não levar bolachas os meninos o iram incomodar.... a sua resposta foi:
"Não te preocupes eu digo que as bolachas são de mel... como eles não gostam, não me chateiam na mesma".

Problema RESOLVIDO!

Sem comentários: